CRM é um sistema operacional que te ajuda a entender melhor os seus clientes atuais e futuros, facilitando o momento de tomadas de decisão. Ele permite que as empresas acompanhem todas as interações, como por exemplo contatos via telefone, e-mail, chat e até mesmo deixar registrado cada um destes contatos para que sempre seja possível você saber exatamente quem é o seu cliente e o que foi tratado nas conversas, contratos já fechados e tudo o que você achar relevante para o seu negócio.
Independentemente do setor ou área de atuação, por meio dele os seus processos se tornam mais ágeis e eficientes, além de permitir um contato maior, mais próximo e humanizado com os seus clientes. Existe também a possibilidade de integrar o seu sistema de CRM com todos os outros da sua empresa, por meio do ERP (Enterprise Resource Planning).
CRM é um sistema? ou uma Estratégia?
A sigla CRM significa gestão de relacionamento com o cliente. Resumidamente, ele é um conjunto de práticas, estratégias e tecnologias que uma empresa utiliza focado no cliente. Ele pode ser visto de duas formas, como sistema e como estratégia, porem as duas se complementam, pois para que a estratégia de sua empresa de certo, ela precisa ter este sistema integrado para que a sua equipe possa ter mais autonomia e direcionamento no contato com os clientes. Veja mais